PLANO DE CURSO 3º E 5º ANO
OBJETIVO ESPECÍFICOS- 3º e 5º ANO/ 2014-
-Usar e
compreender a língua portuguesa como herança e veiculo de
participação social, apropriando-se e interagindo com as diferentes
formas de linguagem.
-
Compreender e usar a língua portuguesa como herança e veiculo de
participação social, interação dialógica, geradora de
significação interação do mundo assumindo uma posição coerente,
correta e responsável pelo que se fala e escreve.
-Auxiliar
na produção da escrita, na interpretação de textos.
-Estimular
e despertar a curiosidade e o interesse no processo ensino
aprendizagem.
-
Proporcionar situações em que a criança possa se comunicar
adequadamente com os outros: saber falar e saber ouvir. Estimular a
criatividade.
-Desenvolver
o espírito crítico do aluno apropriando-se do uso adequado de novas
formas de expressões escritas, oral e corporal.
-Estabelecer
relações de conhecimento matemático com fatos do cotidiano e com
outras áreas do conhecimento, sendo capaz d intervir criticamente
através da investigação, da interpretação, criando estratégias
de resolução de problemas, adaptando-as nas mais diversas
situações.
-Possibilitar
abordagens temáticas que encaminham para o estudo e a compreensão
de temas atuais de nosso contexto social que façam o aluno entender-
se como sujeito histórico situado no tempo e no espaço interagindo
nas relações sociais e no principio da cidadania.
-Valorização
das diferentes manifestações culturais dos grupos étnicos de nosso
país, reconhecendo as intervenções humanas no ambiente natural de
acordo com suas necessidades.
-Observar,
identificar a descrição das transformações físicas, fisiológicas
e psicossociais na infância e adolescência.
-Refletir
o sentido da atitude ética e moral, como conseqüência do fenômeno
religioso e expressão da consciência através da responsabilidade
ética, pessoal e comunitária.
Língua portuguesa
Conteúdo (terceiro
ano)
*Gêneros
textuais: nome historia pessoais e familiares, poemas, receitas,
fabulas bilhetes, lendas, parlendas, músicas, trava - línguas,
caça-palavras, listas, acrósticos, convites, paródias, cartões,
verbetes, contos, adivinhas, piadas relatos, entrevistas, anúncios,
receitas, bulas, listas, cartazes, diários, calendários,
símbolos...
- Texto oral e escrito: leitura, interpretação, analise e produção.
- Texto oral e escrito: leitura, interpretação, analise e produção.
- Historia da escrita: função social da escrita
- Letras do alfabeto e seu respectivo valor sonoro na oralidade e na escrita: símbolos da escrita (alfabeto e sinais gráficos antes, sobre, entre e sob as palavras).
- Ordem alfabética.
- Letras maiúsculas e minúsculas, vogais e consoantes, relação fonema e grafema: palavra e composição de palavras.
- Analise lingüística: acentuação, pontuação, ortografia, frases...
Conteúdo (quinto
ano)
*Gêneros
textuais: nomes histórias pessoais e familiares, poemas, receitas,
fabulas, bilhetes, lendas, parlendas, músicas, trava - línguas,
caça-palavras, listas, acrósticos, convites, paródias, cartões,
verbetes, contos, quadrinhas, adivinhas, piadas relatos, entrevistas,
anúncios, receitas, bulas, listas, cartazes, diários, calendários,
símbolos slogans, propagandas, listas telefônicas, guias, manuais
de instrução, relatórios, horóscopo, manchetes, reportagens,
classificados...
*Tipologias textuais:
- Narração
- Descrição
- Dissertação
- Argumentação
- Injunção
*Texto oral e escrito:
leitura, interpretação, análise e produção.
*Discurso direto,
indireto e indireto livre. Estrutura de texto: palavra, frase e
parágrafo.
*Expressões
afirmativas, explicativas, interrogativas, negativas e exclamativas.
*Diferentes usos e
grafia: Por quê? Porque, Por quê? Por que.
*Características do
gênero/portador de texto escolhido para ser estudado pelo grupo, a
partir de um tema gerador previamente selecionado.
*Letras do alfabeto e
seu respectivo valor social sonoro na oralidade e na escrita:
símbolos da escrita (alfabeto e sinais diacriticos-sinais gráficos
antes, sobre entre e sob as palavras)
*ordem alfabético
*Letras maiúsculas e
minúsculas, vogais e consoantes, relação fonema e grafema: palavra
e composição de palavras.
*Analise lingüística:
acentuação, pontuação, ortografia, frases, classe gramaticais
(substantivos, adjetivos, pronomes, conjunções, advérbios,
proposição, numeral, artigos e verbos).
*Elementos no processo
de interlocução:...
Matemática
Objetivo:
estabelecer relações de conhecimentos matemáticos com fatos do
cotidiano e com outras áreas de conhecimento, sendo capaz de
intervir criticamente através da investigação, da interpretação,
criando estratégias de cálculos e resolução de problemas nas mais
diversas situações.
Conteúdo (terceiro
ano)
*Historia do nosso
sistema de numeração: uso de dedos, marcas nas cavernas, em ossos,
pedras, nós em cordas.
*Números em situações
cotidianas: números que aparecem com freqüência na sala de aula,
idade, numeram do calçado, números que indicam valores das moedas e
cédulas etc
*Situação-problema:
contagem, medidas e códigos numéricos.
*Jogos e desafios
matemáticos envolvendo as quatro operações, com ênfase na adição
e subtração.
*Espaço e forma:
figuras geométricas planas: quadrado, retângulo, triangulo e
circulo.
Pequenos percursos e
trajetos, observando pontos de referencia.
*Grandezas
e medidas historia do nosso sistema de medidas convencional: uso de
dedos, polegares, palmos, passos, etc. Estratégias pessoais de
medidas, tendo como o primeiro referencial o próprio corpo. Medidas
de tempo, massa, capacidade e monetária.
*Tratamento da
informação
- Dados em listas, tabelas e gráficos simples e legendas.
CONTEÚDOS ( QUINTO
ANO)
* Produção histórico
cultural
* Historia de sistema
de numeração antigos como egípcios, maia e romano
* Sistema de numeração
decimal (unidade dezena centena de milhar)- valor posicional.
* Operações com
números naturais inteiros naturais e racionais.
* Adição
- Com e sem reagrupamento
- Com duas ou mais parcelas
* Subtração
- Com ou sem agrupamento
- Situações de tirar, comparar ou completar.
- Operações com ou sem agrupamentos
- Operação inversa
* Multiplicação
- Com ou sem reagrupamento
- Multiplicador comum ou mais algarismos
- Dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo.
* Divisão
- Exata e não exata
- Operação inversa
- Metade, terça e quarta parte.
* Números ordinais
* Números racionais
(representação e leitura)
* Números decimais
- Leitura de escrita de números decimais
- Adição e subtração com números decimais
*Espaço
e forma
- Posição de uma reta
- (Décimo horizontal, vertical e inclinada)
- Posição de duas retas (paralelas, perpendiculares, concorrentes)
- Polígonos
- Semelhanças e diferenças entre polígonos, usando como critérios números de lados, números de números de ângulos, eixos de simetria, etc.
- Composição e decomposição de figuras planas e identificação de qualquer polígono pode ser composto a partir de figuras triangulares.
*Sólidos
geométricos
- Elementos do sólido geométrico: faces, arestas e vértices.
- Três dimensões: comprimento, largura e altura.
*Perímetro
*Grandezas
e medidas
- Medidas de massa e comprimento
- Medidas de tempo: horas e medidas
- Medidas de capacidade: litro e milímetro
*Sistema
monetário
- Breve histórico do sistema monetário
- Sistema monetário brasileiro (cédulas e moedas)
- Lucro e prejuízo
- Documentos relacionados ao processo de compra e venda: cheque, nota fiscal, recibo, vale, etc.
* Tratamento da
informação
- Lista, tabelas e gráficos.
Ciências
Objetivo:
Reconhecer a importância do ambiente situando-se como agente
interador, construtor de sua historia e da biodiversidade
posicionando-se em defesa da vida adquirindo hábitos alimentares
saudáveis, higiênicos, comportamentais e de saneamento que culmina
em favor da saúde e do bem estar dos seres vivos.
Conteúdos terceiro ano
* O ambiente
- Paisagens naturais e artificiais
- Elementos naturais
- Importância do sol
- Tempo, clima e vestuário.
- Objetos produzidos pelo homem
- Preservação e conservação do ambiente
- Separação seletiva do lixo
*ser humano e saúde
- Identidade, diversidade, sexo e gênero.
- Partes do corpo
- Órgãos e sentido do corpo
- O nosso corpo e a boa alimentação
- Dentição de leite
- Escovação dos dentes
- Importância das vacinas
- Higiene pessoal, dos alimentos e do ambiente.
*Animais
- Algumas características e curiosidades
- Moradias
- Semelhanças e diferenças entre os animais
- Cuidados com os animais
*Plantas
- Arvores flores e frutos.
- Germinação
- Vegetais usados na alimentação
Conteúdos do quinto
ano
*Solo
- Relação solo-água e seres vivos.
- O solo e sua ocupação: urbana e rural
- Tipos de solo e suas principais características
- Materiais retirados do solo
- Erosão, fertilidade e vegetação.
- Degradação ambiental.
*Higiene e Saúde
- Solo contaminado x transmissão de verminoses;
- Problemas de saúde causados pela poluição do ar e pela água;
- Prevenção de acidentes;
- Higiene pessoal e dos ambientes.
* Ar
- Atmosfera e ar formas de objetos e resistências do ar;
- Sistema sola, movimentos e conseqüências.
*Energia
- Diferentes fontes de energia no planeta
- Transformações da energia e seus efeitos
- Utilização da matéria e da energia pelo homem
- Eletricidade
- Usinas hidrelétricas, termoelétricas e nucleares;
- Desperdício/economia
- Necessidades humanas x criações humanas
- Fontes poluidoras
*água
- Presença e ciclo da água na natureza
- Características e propriedade da água
- Importância da água para os seres vivos
- Animais e plantas aquáticas
- Água como solvente
- Estados físicos da água e suas mudanças
- Saneamento básico
- Captação, tratamento, armazenamento e distribuição.
- Destino e tratamento das águas utilizadas
- Desperdícios da água
*lixo
- Produção, coleta seletiva, reciclagem e tratamento do lixo
- Uso indiscriminado dos recursos naturais
*Planeta
terra
- Noções de ecologia
- Ecossistema
- Sol
- Fotossíntese
- Cadeia alimentar
- Produtores, consumidores e decompositores
- Desequilíbrio ecológico
- Preservação da natureza
*Alimentação saudável
Historia
Objetivo:
possibilitar abordagens que encaminham para a o estudo do passado
relacionado com a compreensão de temas atuais de nosso contexto
social, que façam o aluno entenderem-se como sujeito histórico
situando-se no tempo e no espaço interagindo nas relações sociais
e no principio da cidadania.
Conteúdo terceiro
ano
*A minha historia
(eu)
- Família, comunidade, município;
- Direitos e deveres
- Semelhanças e diferenças entre nomes, histórias de vida, origem, gosto de vestir, comer, religião, etnias, lazer...
- Famílias, sala de aula, e memória;
* Modos de
organizar o tempo: relógio, natureza, cronológico, histórico;
- Organizações sociais como resultados de necessidades, tradições e funções desempenhadas (escola/família)
- Resgate histórico evidenciando que o passado, o velho produz o novo e o novo é resultado do velho;
*Jogos, brincadeiras e
brinquedos do passado.
*Escola como lugar de
aprendizagem;
*As crenças, lendas.
Mitos do local.
Conteúdo quinto ano
*A
historia da região e estado/ o presente como resultado do
passado;Diferentes grupos que habitaram a região antes da
colonização/nativos, caboclos, origens...
- Povos imigrantes, origens, formas de deslocamento, motivos;
- Atuação dos jesuítas/religião;
*Organização
política/ relação de poder
- Província, reinado, colônia, republica.
- Os três poderes constituídos e funções
- Linha de tempo e tempo histórico;
- Diferentes formas de organizações sociais no decorrer do tempo; classes sociais/conflitos/resistências.
- Relações de gêneros
- Manifestações sociais e culturais: costumes, tradições, línguas, diferenças.
- Festas juninas, carnaval, festas típicas (danças, costumes, alimentação )
*Conflitos
socioeconômico-religiosos:
- Guerra do contestado
- Caboclos, indígenas, coluna preste.
- Escravidão: fugas, matanças, quilombos, atividade, formas de viver...
- Diferentes mentalidades e valores que predominam atualmente
- Mudanças, transformações e permanências durante o processo histórico;
- Ritmos de duração: rápido, lento, simultâneo, nas realizações históricas.
Geografia
Objetivo: Compreender a
realidade social identificando os fenômenos naturais que mais
influenciam na construção do espaço geográfico.
Conteúdo terceiro
ano
*Eu/família/escola
- Espaço ocupado em volta do eu, família, escola: localização e caracterização;
- Atividades econômicas de produção, comercialização e serviços;
- Condições sociais, ambientais e infra estrutura;
- Tipos de moradia/construções;
- Diversas profissões relacionadas aos trabalhos que são desenvolvidos;
- Organização social e sua ligação manifestações culturais
- Alterações do espaço local no decorrer do tempo/calendário;
- Representações cartográficas e topográficas;
- Os limites do território suas micro regiões, funções, elementos naturais e modificados presentes nesse espaço
- Poluição e preservação da natureza.
Conteúdo
quinto ano
*Município/
região oeste/estado
- Diferentes tipos de mapas observando titulo, escala, símbolo cartográfico, legenda, pontos cardeais (destacar mapas que retratam seu estado)
- Atividades econômicas de produção, comercialização e serviços;
- Semelhanças e diferenças físico-sociais da cidade e do campo, identificando a relação de complementaridade e interdependência existente entre ambos;
- Conseqüências da transformação da natureza pelo homem: desmatamento, poluição e outros.
- Aspectos físicos do estado e de seu município: relevo, clima, hidrografia, recursos naturais.
- Representação cartográfica e topográfica:
- Relação homem-natureza reconhecendo as intervenções humanas no ambiente natural de acordo com suas necessidades: canalização de rios construção de pontes, estradas, aplainamentos de morros, áreas populacionais e outros.
- Os limites do território, suas regiões e funções;
- O papel do trabalho e da tecnologia na transformação dos espaços;
- Divisões do trabalho por tarefas, por setor e espacial;
- Modos de vida dos diferentes grupos sociais
- Processos e características da urbanização e modernização do estado, observando a influencia da industrialização, comercialização agricultura, transporte, moradia, saneamento básico, energia.lazer, programas assistenciais, movimentos populares e organização político-administrativo do estado.
Ensino religioso
Objetivo:
Refletir o sentido da atitude ética e moral, como conseqüência do
fenômeno religioso e expressão da consciência através da
responsabilidade ética, pessoal e comunitária.
Conteúdo terceiro
ano
- Ser humano
- Eu e o outro ( convivência)
- Lembranças e símbolos
- Amizade
- Campanha da fraternidade
- Eu e as pessoas de outra religião
- Respeito às diferenças
- Respeito eco pedagógico família, escola, comunidade...
Conteúdo quinto ano
- Construção pessoal
- A alegria de servir
- O respeito pelo semelhante
- Acontecimentos marcantes
- A beleza da criação
- Nascimento de um momento importante
- Vida construção da história com Deus.
- Nossa amizade com Deus.
- A natureza manifesta a beleza com Deus.
- Virtudes (respeito, confiança, honestidade, responsabilidade, amor, ética, solidariedade, fraternidade amizade, justiça).
- Historia das narrativas sagradas orais e escritas
Temas
transversais
Objetivo: conhecer
fatos e situações marcantes da realidade brasileira, informações
e praticas que possibilitem ao aluno participar ativa e
construtivamente da sociedade elegendo critérios pautados na justiça
e na melhoria de vida.
Conteúdos
- Ética
- Pluralidade cultura
- Meio ambiente
- Saúde
- Sexualidade
- Trabalho e consumo
Recuperação
paralela
Objetivo:
Revisar conteúdos, conceitos e procedimentos oportunizando novas
maneiras de apropriação do conhecimento.
*Conteúdos:
- Produção e reestruturação de textos
- Jogos
- Leitura
- Ilustração
- Pesquisas
- Trabalhos em grupo
AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS PROPOSTOS:
.Empenhar- se nas
atividades de grupo
.Desenvolver
atividades que promova o pensamento crítico do aluno
.Buscar fundamentos
teóricos metodológicos que venham ao encontro da temática em
estudo
.Registros das
descobertas por meio de tabelas, quadros comparativos
.Comparação entre
os modos de vida de diferentes etnias
.Uso de fontes
documentais sobre a vida de pioneiros
.Elaboração de
linha do tempo com fotos de destaque do município
.Construção de
maquetes
A FORMA DE AVALIAÇÃO
A
avaliação será um processo continuo progressivo e cooperativo.
Diagnosticar, acompanhar e modificar se necessário o trabalho,
observando o progresso e a dificuldade de cada aluno, portanto será
uma avaliação inclusiva, diagnostica e processual. A forma de
avaliação será a mais plural possível envolvendo métodos que
avalie tanto a participação cotidiana, quanto a apreensão dos
conceitos e conteúdos pelos alunos, buscando compreender o seu
progresso cognitivo, sua produção tornando- se um processo
continua, que não só avalia o aluno mas também o processo de
ensino aprendizagem observando:
-Participação
coerente com o processo ensino/aprendizagem;
-Produção
oral e escrita; individual, em dupla e em grupo
-A
construção de novos conhecimentos que demonstre pratica éticas,
saudáveis e responsáveis.
-Prova
e trabalho bimestral
Nenhum comentário:
Postar um comentário